terça-feira, março 25, 2008

23 de Março - Arraiolos

Para abrir as Crónicas desta temporada escolhemos o 1º elemento "estranho" ao Grupo que o faz neste blog. No entanto não é uma escolha à toa. É um dos forcados do momento, com grandes ligações pessoais e familiares ao nosso Grupo, com grandes ligações à nossa cidade, e com enormes raízes familiares à Vila de Arraiolos. E apesar de "por acaso" representar outra jaqueta, é um grande amigo do Grupo que sempre nos defende e apoia, acompanhando sempre que pode. Francisco Mendonça Mira tem a palavra:

"Decorria o jantar do Grupo de Forcados Amadores de Évora, após a sua actuação no Festival Taurino em Arraiolos, quando recebi o convite para escrever a crónica da corrida para o blog. Convite esse que, obviamente, não pude recusar, pois os laços de amizade e a enorme admiração que tenho por o GFAE não me permitem.

Foi no Domingo de Páscoa que se realizou a 1ª corrida da temporada do GFAE, na pacata vila de Arraiolos, sendo o cartel composto Manuel Jorge de Oliveira, Francisco Núncio, Marco José, Pedro Salvador, Manuel Telles Bastos e Tomás Pinto. Saíram à praça 6 toiros gentilmente cedidos por várias Ganadarias, tendo no capítulo das pegas, rematado o cartel, o grupo de forcados Amadores de Évora, S. Manços e Coruche.

Eram 5 da tarde quando tocou o cornetim para anunciar o início da corrida, meia praça preenchia a desmontável, montada no campo de futebol local, tendo uma vista fantástica para o bonito castelo de Arraiolos.

No que respeita à actuação do grupo, foi uma tarde “limpa”, esta 1ª do grupo.

Para o primeiro toiro foi escolhido o forcado Manuel Dias, mais conhecido por “Stefanel”, que com um brinde ao público andou sereno para o toiro executando uma pega fácil, rematada com uma boa rabejação de Francisco Alves.



O 2º toiro do GFAE calhou ao filho do antigo cabo João Pedro Oliveira, brindando aos aniversariantes Gonçalo Mira e António Moura Dias. Sobre a pega do jovem Guga, o que tenho a dizer é que parecia que já levava vários anos como forcado e muitos toiros pegados. A sua calma, o pisar, e a forma como carregou e recuou foram tecnicamente perfeitas, assim até parece fácil pegar toiros…









O jantar realizou-se em Évora, no restaurante do antigo elemento João Rodrigues, onde reinou a alegria e boa disposição. As variadíssimas histórias contadas e os habituais discursos tornaram esta noite em mais um agradável serão passado no seio da família GFAE.

Queria também desejar ao Bernardo Patinhas muita sorte para o novo desafio que aí se avizinha! É uma herança bem pesada, mas uma honra enorme comandar o Grupo de Forcados Amadores de Évora!! Desejo-te a maior sorte do mundo e que o grupo tenha anos de êxitos e glória nas tuas mãos.

Desejo também ao GFAE uma temporada recheada de êxitos, neste ano marcante na história do grupo e no qual o grupo comemora os 45 anos de existência. Olé!

O meu muito obrigado a todos por este convite, e pela forma fantástica como sempre me recebem na vossa Família.

Grande Abraço,
Francisco Mendonça Mira"