domingo, fevereiro 10, 2008

Relato da Corrida dos 30 anos do Grupo de Forcados Amadores Mexicanos

Ontem dia 9 na cidade do México decorreu a comemoração dos 30 anos dos Forcados Mexicanos.
Nessa comemoração participaram Bernardo Salgueiro Patinhas e Carlos Sequeira, elementos do Grupo de Forcados Amadores de Évora.
A corrida da Ganadaria de Brito saíu grande e dura, tendo os Grupos Mazatleco e Teziuteco deixado cada um entrar um dos seus 2 toiros vivos aos currais.
Os Amadores Mexicanos, onde se integravam os dois Forcados dos Amadores de Évora, pegaram os seus toiros ambos à 7ª tentativa.
O primeiro toiro foi pegado à sétima tentiva com 7(!) primeiras ajudas de Carlos Sequeira. Houve dobras e o cabo Miguel Louceiro acabou por pegar o Toiro.
No 2º toiro depois do forcado da cara ser colhido com Carlos Sequeira na 1ª ajuda, Bernardo Patinhas e Carlos Sequeira foram de novo ao toiro, desta feita sozinhos, pois o Grupo já estava a desmoralizar. Ao ver a vontade, o brio e o pundonor dos Forcados Lusos, alguns elementos dos Grupos Mexicano e Mazatleco (com quem os portugueses já se haviam fardado anteriormente), aprontaram-se a ajudar. No entanto tardaram um pouco e Bernardo Patinhas sofreu uma luxação de um ombro e não conseguiu pegar, recolhendo à enfermaria. Carlos Sequeira continuou, e ajudou o Cabo Miguel Louceiro a consumar à 7ª tentativa novamente, fazendo com que o brio do Forcado Amador de Portugal aparecesse naquela Praça.
Carlos deu 14 primeiras ajudas, ou seja todas as realizadas pelo Grupo Mexicano. Os dois forcados encontram-se bem, e partem agora para um ( mais que merecido) período de férias, regressando dia 17. Dos forcados Mexicanos de realçar uma lesão no Baço e costelas e outra no escroto, como as mais graves da tarde.
Foi uma experiência nova e enriquecedora para estes dois Forcados que conheceram novas realidades da Tauromaquia, mas também souberam a muitos milhares km de casa dignificar e honrar a jaqueta que orgulhosamente vestem, e levar para o México os valores, a valentia e a coragem do que é ser Forcado Amador. Atitude esta que foi entendia e compreendida pelos Mexicanos como um exemplo, pois após o acto de valentia feito pelos 2 portugueses, foi possivel congregar esforços de todo o Grupo e pegar um toiro que parecia já impegável...
Fotos dos toiros: http://www.burladerodos.com/nota.asp?39230

Informações fornecidas por Carlos Sequeira