sábado, fevereiro 09, 2008

Notícias de México

Desde o México, o nosso amigo e colega Bernardo Patinhas enviou-nos as seguintes notícias:
"Desculpem o atraso nas crónicas mas como dizem os próprios mexicanos com quem andamos, parecemos o José Tomás em digressao, nao temos parado um segundo. Estamos quase profissionais.

Começámos a nossa gira em terras aztecas no sabado dia 2 de Fevereiro, no Estado de Jalisco, na cidade de Concepcion de Diez, praça de toros de "La Chona". Bonita praça de touros, com lotaçao para 5000 pessoas, tinha meia casa, lidou-se um novilho toiro a cavalo, tendo sido pegado ao primeiro intento, foi rabejado por mim e o Carlos deu terceiras ajudas. Fardámo-nos a convite de Arturo Castro Ortega e dos Forcados Mazatlecos.

Domingo dia 3, partimos em direcçao a Autlan de la Grana, também no estado de Jalisco, mas a 6 horas de La Chona, em Mexico assim sao as distancias...

Praça de Touros de Autlan de la Grana (1a categoria) com um lleno total, para o carnaval mais taurino de mexico, lidaram-se touros de cierro viejo (touros da ganadaria da qual um exemplar ditou a morte do rejoneador Edurado Funtanet na praça mexico em 1997).

Toureavam a pé o sevilhano antonio barrera, o mexicano el conde e a cavalo jorge garate hernandez, pegavam dois touros o grupo de mazatlan. Touros com 5 anos, com 480 e 477 kg, generosos de pitons. Sairam, mansos, com poder e más intençoes, abri praça á quarta tentativa, o touro nao me deixava fechar, derrotando alto e forte, buscando-me sempre no chao para fazer mal.O Carlos deu primeira no meu touro. O segundo touro, nao metia a cara, atirava pitonadas muito alto e levou dois forcados a recolher à enfermaria, entregou-se na terceira tentativa, evidenciando a mansidao inicial. O Carlos deu segundas neste touro.

De salientar o apoio fantastico aos forcados, obrigando-os a destapar-se no final da corrida e a dar volta ao ruedo apos a saida em ombros dos tres toureiros. El conde indultou justamente o ultimo exemplar, touro que repetia incansavelmente, sem abrir a boca, com uma codicia e nobreza de arrepiar.

Partimos para a cidade do mexico, a 9 horas de Autlan, mais uma viagem pequenina...

Terça feira de carnaval assistimos na praça mexico a corrida do aniversario, com jose tomas, touros de xajay, perigosos, mal intencionados, onde se destacaram as gaoneras ajustadissimas de tomas. Praça cheia...o maior olé do mundo...indescritivel!

Dia 7 partimos para Tezontepec, localidade no estado de hidalgo, a duas horas de mexico, praça esgotada, muito aficionada ao forcado, localidade que lembrava os filmes de pancho villa...!, como se estivessemos noutra epoca (o verdadeiro mexico). Quatro touros, com 5 e 6 anos, entre os 430 e 450kg, bem apresentados, toureava Pedro Louceiro II e Octavio Sanchez, cumpriram sem problemas, pegaram-se 3 touros á segunda e um á primeira, o Carlos deu duas primeiras, eu dei duas segundas e rebejei o primeiro touro, acompanhámos os forcados mexicanos, a convite do cabo miguel louceiro, que pegou o ultimo touro, um vega villar, patas blancas, dei-lhe segundas e brindou-me a pega.

Entre estas corridas demos entrevistas para os jornais Esto, Ovaciones e Reforma (os tres principais jornais da Republica Mexicana) onde se realçou a ligaçao grupo de evora - grupo mexicano, o aniversario de ambos os grupos, a mudança de cabo, e a campanha 2009 para mexico.

Na corrida de Tezontepec fomos acompanhados pela cadeia televisiva mexicana Televisa. Fizeram-nos uma reportagem completa com entrevistas (incluindo eu, realçando o debute do gfaevora na praça mexico em 76, o regresso a mexico, a ligaçao do meu pai a mexico e aos forcados mexicanos e passados 30 anos a minha vinda a mexico.) A reportagem passou no telejornal matinal, no dia 8 de fevereiro.

dia 9 temos o aniversario e dia 10 deslocamo-nos a Acapulco, para tourear (como dizem os forcados mexicanos) uma corrida com Pablo Hermoso e acompanhando os forcados mazatlecos, a convite de rené tirado, seu cabo. Finalizamos desta maneira a digressao taurina no Mexico, para dar lugar a umas merecidas ferias, na praia de Mazatlan....tem havido muito trabalho, acreditem!
(...)


Aproveito tambem para vos dizer que temos na nossa companhia o Carlos Cazalis, o nosso amigo e fotografo de serviço.

Perdoem-me os erros de ortografia e pontuaçao mas o tempo escasseia de verdade.

Um forte abraço de Mexico para Portugal, cumprimentos do Carlos e, como dizem os mexicanos..."ahorita nos vemos en Portugal"
Bernardo Salgueiro Patinhas

Fotos da corrida de La Chona: http://www.burladerodos.com/galeria.asp?IDgal=3017&pagina=1