sexta-feira, agosto 31, 2007

S. Romão - 18 de Agosto

Chegava ao fim a mais intensa semana do GFAÉ dos últimos anos e talvez da sua História. Juntámo-nos na Terrugem onde nos fardámos no simpático "Hotel Baliza".
Nos semblantes de todos sobressaíam sentimentos como o cansaço, o júbilo (pelo fim da Volta a Portugal do GFAÉ), e a firme vontade de terminar em beleza uma semana que certamente quem por ela passou irá jamais esquecer!
Ao chegar a S. Romão logo notámos que havia ambiente e que a Praça estaria a abarrotar, o que sempre nos dá uma vontade adicional de nos superarmos... Os nossos parabéns à empresa que com muito empreendorismo, profissionalismo e seriedade tem enchido todas as praças por onde tem passado! O único senão para mais uma corrida de 5 toiros, embora a nós não nos tenha afectado pois pegámos os 3 da praxe...
O Cartel era composto por Rui Fernandes, Gastón Santos Ward e Isabel Ramos, com toiros de Rodolfo André Proença e além do GFAÉ o Grupo de Monforte.

Para o 1º toiro o João escolheu o Francisco Alves. O Francisco merecia este prémio pois durante toda a época tem rabejado a quase totalidade dos toiros do Grupo, e tem crescido muito como Forcado. Sem muita experiência passada viu-se numa situação de quase exclusividade no lugar, e tem respondido muito bem e muitas vezes com distinção! Quando as coisas lhe correram menos bem, fruto da sua inexperiência, de uma coisa ninguém o pode acusar que é de falta de garra e de raça, isso a ele sobra-lhe... O meu Olé ao Francisco e à sua grande época. As coisas não lhe correram como queria pegando à segunda e estando desacertado em ambas as tentativas, mas de certo que ele gostou e disfrutou este momento e o reconhecimento que o João e o Grupo tiveram para com ele!




Para o 2º foi o António Moura Dias, que depois da tarde menos positiva em Reguengos tinha oportunidade de se redimir, esteve muito bem num toiro que trazia muita "pata", estando também o Grupo bem ao nivel das ajudas. Sobressaíu uma soberba primeira ajuda de outro dos forcados do momento, Guilherme Oliveira que tem feito uma época soberba e que com esta primeira, reivindicou que a a partir de agora e um pouco mais amiúde pode aparecer colocado um tudo-nada mais à frente em praça...





O 3º, um toiro que o João apelidou de "bisco", mas que tinha um piton quase a bater num olho, foi confiada a sorte ao Ricardo Casas-Novas, outro forcado que já dispensa apresentações. Esteve muito bem tanto ele como o Grupo a fechar pois visto que na práctica o toiro só tinha um piton, seria muito fácil o Ricardo sair-lhe da cara, o que não aconteceu!





Para trás fica uma semana passada em Grupo, de Praça em Praça, de terra em terra, e de carro em carro, o que cimentou ainda mais os nossos laços, o nosso bom momento e a nossa amizade, para que quando algo correr menos bem possamos estar mais unidos que nunca! Uma forte palavra de apreço ao João que aceitou este desafio acreditando em nós e no nosso potencial e que durante toda a semana obrigatóriamente chegava aos locais 5 horas antes da corrida para os sorteios, o que lhe retirou muito mais tempo familiar que a qualquer outro elemento, sendo ele dos poucos que além de filho é também marido e pai! Obrigado João e parabéns pois bem os mereces!!!




Manuel Silveira