segunda-feira, julho 09, 2007

Vidigueira 6/7/2007

"VIDIGUEIRA

CORRIDA DE HOMENAGEM Á MEMÓRIA DE ANTÓNIO MALTEZ - 6 DE JULHO DE 2007
Noite de Verão, com muito calor e praça com lotação completamente esgotada. Assim dá gosto. Uma moldura humana à altura da comemoração.

ACTUAÇÃO DOS FORCADOS

Grupo F. A. de Évora - Cabo JOAO PEDRO MURTEIRA ROSADO
1º Toiro - Pegado por FRANCISCO MALTEZ ABREU - 2ª Tentativa
4º Toiro - Pegado por RICARDO CASAS-NOVAS - 1ª Tentativa

Grupo F. A. de Coruche - Cabo AMORIM RIBEIRO LOPES
5º Toiro - Pegado por – Pedro Crispim - 1ª Tentativa

Grupo F. A. de Cuba – Cabo JOSÉ MANUEL HORTA
3º Toiro - Pegado por - José Horta - 3ª Tentativa
5º Toiro - Pegado por - Álvaro Machado - 1ª Tentativa

Os toiros eram da ganadaria de JORGE CARVALHO, com uma média de 460 kg, (desiguais), que cumpriram. Excepção ao 4º e 5º que denotaram bravura durante a lide e foram sempre crescendo.
O segundo toiro foi recolhido depois do Cavaleiro lhe cravar dois ferros. Um toiro bonito, que se debatia com problemas de cãibras, certamente devido ás muitas horas que estiveram enjaulados sob um calor tórrido.

ACTUAÇÃO DOS CAVALEIROS
Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e o amador Tiago Carreiras, estiveram à altura dos seus pergaminhos.
Com destaque para Luís Rouxinol no 2º que lhe coube em sorte.
Uma boa nota para o amador Tiago Carreiras que denotou saber de equitação, ter senso taurino e muita garra para um jovem da sua idade.

A abrir as pegas, o Forcado FRANCISCO MALTEZ ABREU, mostrou um querer muito grande de pegar. Mas deixou o toiro sair-lhe solto, sem se fixar foi atropelado sem conseguir fechar-se. A calma imperou, a coragem não lhe faltou e fez uma boa pega à segunda tentativa com o toiro a bater. Brindou a pega, em nome do Grupo, à Memória de seu tio ANTÓNIO MALTEZ.
A fechar a actuação do G.F.A. de Évora, RICARDO CASAS-NOVAS, esteve muito bem em praça, mandando no toiro, fechou-se com garra, executando uma grande pega, que brindou a José Maltez (Fundador do G.F.A de Évora).
PEDRO CRISPIM do G.F.A. de Coruche executou uma excelente pega ao 4º da noite, depois de ter citado bem e fechar-se com valentia. Esta pega valeu-lhe o direito ao troféu ANTÓNIO MALTEZ, que estava em disputa, com justiça e merecimento.
O Grupo de Cuba, que pegou o 3º toiro à 3ª tentativa, pelo seu Cabo JOSÉ HORTA, e o 6º toiro à 1ª por intermédio de ALVARO MACHADO, denotou muita vontade e valentia, mas pouca experiência.
A Vidigueira, foi palco desta festa de homenagem à memória de António Oleiro Maltez, (Fundador do Grupo de Forcados Amadores de Évora), promovida pela Câmara Municipal da Vidigueira, Futebol Clube Vasco da Gama e Associação dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira.
O Povo correspondeu enchendo por completo a Praça de Touros. Estiveram muitos amigos do António Maltez, antigos Forcados dos Grupos que com ele actuaram, nomeadamente os de Montemor-o-Novo, de Lisboa e de Cascais e alguns fundadores e antigos Forcados do Grupo de Évora.
Também aqui cabe deixar um voto de louvor à organização da Corrida, na pessoa do Senhor António Afonso Madeira."

José Oleiro Maltez - Fundador do nosso grupo e irmão do homenageado