terça-feira, maio 27, 2008

Videos do Concurso de Ganaderias Luso Espanhol


Para todos os interessados a empresa Terra Brava pôs já à disposição dos aficionados o vídeo do último concurso de Ganaderias de Évora, o 49º e 1º Luso-Espanhol. Para mais informações e encomendas deverá ser contactado o sr. Bernardo Mesquitella (918099872). Preço 30€

quarta-feira, maio 21, 2008

17 de Maio - Évora - Concurso de Ganaderias

Decorreu no passado Sábado em Évora mais uma edição do mais antigo e mais prestigiado Concurso de Ganaderias do panorama taurino Nacional. A sempre inovadora empresa da Arena d´Évora trouxe desta feita a concurso 3 das melhores Ganaderias Nacionais ( Palha, Grave e Passanha) e 3 das mais afamadas Ganaderias Espanholas (Miúra, Partido de Resina e Victorino Martin Andres). Para tourear estas reses anunciavam- se Antonio Telles, Luis Rouxinol e Victor Ribeiro, e anunciava-se o GFA Montemor e o GFA Évora, era pois grande a expectativa e os bilhetes estavam já esgotados há vários dias.

Ao nosso Grupo calhou em sorte (sendo o sorteio também uma inovação) os toiro de Miúra, Passanha e Partido de Resina.
O primeiro toiro do GFAE foi um imponente Miura de 670kg, um toiro muito alto de com muito "esqueleto". Este toiro impressionava só de olhar, pelo seu porte e colocou alguns problemas a Luis Rouxinol, pois humilhava pouco e tinha um derrote muito alto e complicado, pese embora o cavaleiro de Pegões tenha saído por cima deste Miura. Para a Cara deste toiro o João enviou o António Alfacinha, que após o périplo por Castellon onde também pegou uma díficl rês com distinção, teve aqui o seu prémio. O António esteve primoroso aguentando lhe a investida e reunindo bem com o toiro tendo depois agarrado-se com todas as ganas e com uma primorosa ajuda do "eterno" Rui Sequeira e com todo o Grupo a ajudar na perfeição. Resultado: O Primeiro Grande Momento da Noite com Cara e 1ª ajuda chamados a dar a volta e a saudarem no centro da arena por 2 vezes.
Para o nosso 2º um Passanha muito em tipo saiu o Francisco Garcia que num brinde aos Céus a seu pai partiu citando bonito como é seu timbre. Na 1ª tentativa o Francisco reuniu bem e o Grupo na ânsia de ajudar acabou por não o fazer da melhor maneira e a sorte desfêz-se. Na 2ª o Francisco não recebeu tão bem o toiro e este despediu-o no 1º derrote. Consumou à 3ª. O Chico anda com esta malapata desde a passada época, mas certamente vai dar a volta por cima e como grande forcado que é, e por não ter nada que provar a ninguém vai calmamente voltar às grandes tardes e noites.
O 3º toiro era uma "truta" das tais... Um imponente Pablo Romero burraco, que nunca se empregou no cavalo apesar da intensa porfia de Vitor Ribeiro, mas que acodia ao capote com prontidão e dureza na investida. adivinhava-se um momento difícil para o GFAE. Para a cara o João não facilitou, e perante um momento tenso como este enviou o "rei da calma", António Moura Dias. O nosso tózinho com a cabeça fria que o caracteriza após brindar (amargamente) ao ganadero, colocou o toiro um pouco fora e ainda o barrete não estava colocado o toiro investiu prontamente. O António aproveitou brilhantemente essa investida, trazendo o pabloromero para dentro do Grupo e resolveu brilhantemente aquele problema.
De realçar neste concurso o Bravíssimo toiro Palha, que após a lide foi ovacionado, e o muito bravo e muito bonito toiro de Murteira Grave que que foi ovacionado de entrada, e assim os prémios ficaram em Portugal!!! O GFA Montemor pegou os seus toiros à 2ª 1ª e 1ª tentativas.

Pelo nosso Grupo
Venha vinho!!! venha...
Venha Vinho!!! venha...
Venha Vinho!!! venha...
Bota abaixo!!!

e um grande abraço deste vosso amigo
Manel Silveira