quarta-feira, agosto 20, 2014

Crónica Corrida Alcochete
 

No passado dia 14 de Agosto o Grupo de Forcados de Évora foi, pelo segundo ano consecutivo, um dos Grupos presentes nas Festas do Barrete Verde e das Salinas na aficionada cidade de Alcochete.

Um cartel de sete cavaleiros, encabeçado por João Moura, Rui Salvador, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, Manuel Lupi, Mateus Prieto e Jacobo Botero. O nosso Grupo dividiu as pegas com os Amadores de Alcochete. Para serem toureados e pegados, os toiros pertenciam a ganadaria Fernandes de Castro.

Um curro sério de apresentação e presença, que na minha opinião não permitiu a nenhum cavaleiro o triunfo desejado, podendo-se destacar o cavaleiro Filipe Gonçalves na lide do quarto toiro da noite.

Nas pegas, e como costuma ser hábito nesta ganadaria, a "loiça" foi outra!
Para abrir praça o António escolheu o Gonçalo Rovisco. O Gonçalinho, apesar de novo tem mostrado aproveitar bem as oportunidades que lhe são dadas. Mostrou-se ao toiro de meia praça, com um cite elegante e bonito. Já nos terrenos do toiro carregou e recuou o suficiente, sendo que me parece que a reunião não foi a mais correta (não percebi se houve um salto ou um "joelho"), mas fechou-se de braços e pernas para concretizar á primeira tentativa. Os ajudas não facilitaram e fizeram o que lhes competia.

Para o nosso segundo, o Cabo escolheu o Dinis Caeiro que pegou a quarta tentativa. O toiro foi reservado durante a lide e na pega empregou-se bastante. O Dinis que vinha bastante motivado de duas belíssimas pegas em Moura e Beja, não se conseguiu fechar nas duas primeiras tentativas depois dos duros derrotes do toiro. Na terceira, com o Duarte Tirapicos a entregar-se totalmente para resolver logo aí, faltaram as entradas dos segundas no momento em que o Duarte cai. Pegou-se á quarta sem brilho. Um grande abraço ao Kádá que na terceira partiu o braço e mesmo assim não virou a cara á luta e ao Dinis que vinha a fazer uma grande época e rebentou com os ligamentos do ombro. Ambos já foram operados e correu bem! Desejo-vos as rápidas melhoras, uma óptima recuperação e que voltem rapidamente ao ativo porque o Grupo conta com vocês!

O João Madeira foi o escolhido para pegar o nosso terceiro toiro. Na primeira tentativa não reúne bem e este tipo de toiros não permitem facilidades. Resolveu a segunda, com o Grupo ajudar bem lá atrás.

Para fechar a nossa atuação, no sétimo e último toiro da noite foi escolhido o João Pedro Oliveira. Um toiro muito sério e bastante reservado durante a lide, que dava indícios de uma grande pega. O Guga começou como é hábito dele lá de trás a citar e mostrar-se bem ao toiro.
Recebe o toiro na perfeição e o Grupo ajudou bem para fechar esta noite de toiros.
Os Amadores de Alcochete pegaram os três toiros a primeira, segunda e primeira tentativas respectivamente. Realce para a última pega do Grupo da terra que foi um verdadeiro exemplo de como se deve pegar e ajudar toiros com cada um a "meter a carne no assador" num toiro que se previa complicado e resultou numa belíssima pega.

Terminada a corrida fomos convidados e recebidos pelos Amadores de Alcochete na sua Tertúlia para um porco no espeto e umas imperais que muito bem souberam aquela hora. Um bem haja e muito obrigado aos Amadores de Alcochete.

Quanto ao nosso Grupo desejo-vos um bom resto de temporada, com boas atuações e sem mais lesões que infelizmente já nos afectaram bastante.

Para terminar queria agradecer ao Grupo que na pessoa do Cabo António me convidou para assistir á corrida junto deles e sentir um pouco dos nervos de quem está atrás das tábuas. Muito obrigado.

Pelo nosso Grupo Venha Vinho!!

Diogo Cabral