Foi no dia de S. António que rumámos a Reguengos de Monsaraz para mais uma tarde de toiros.
Recebidos de forma exemplar pelo anfitrião Miguel Sotero, que nos brindou, como é tradição neste dia, com sardinhas, vinho e muito boa disposição. Os dados estavam lançados para a corrida.
A corrida, de Grave, de bonita apresentação e pesos, comportamentos distintos mas saindo bem no geral. Tourearam João Salgueiro, Leonardo Hernández e João Telles Júnior. Pegámos com os Amadores de Monsaraz que, perante algumas dificuldades, souberam estar por cima.
No que nos competia, iniciámos funções com um reaparecimento, do Gonçalo Pires, não pegava fazia quase um ano, esteve calmo e correcto no cite e embora não tenha reunido com perfeição mostrou moral e não saiu da cara do touro, pega à primeira, bem ajudada pelo José Guerra, nas primeiras e todo o grupo a fechar.
O nosso segundo touro foi pegado à segunda tentativa pelo José Miguel Martins, na primeira tentativa não abriu as pernas na reunião para permitir que o touro lhe pusesse o focinho no meio, o resultado foi uma voltareta por ter adiantado os joelhos, rectificado este pormenor, fechou-se à segunda, mais uma vez com o grupo a ajudar bem.
O último touro, também pegado à segunda, desta vez pelo Gonçalo Mira, forcado experiente mas com menos traquejo nas pegas de caras, na primeira tentativa deveria ter tirado um passo mais ao touro para que este levantasse a cabeça na reunião e não o colhesse nos pés, foi o que sucedeu, o touro muito humilhado colheu-o pelos pés o que fez com que rodasse na cara não se fechando. Na segunda corrigiu e fez uma boa pega, bem ajudado pelo José Guerra nas primeiras mais uma vez.
Os touros não complicaram, os forcados tiveram pormenores importantes e interessantes e outros, menos, a corrigir.
Em noite amena, tivemos um jantar com muita gente e muita animação, especialmente pela presença, sempre bem vinda, do nosso antigo Cabo João Pedro Rosado.
Dia 27 temos mais…
Força!
GFAE
Fotos Florindo Piteira