segunda-feira, agosto 29, 2011

Fardamenta dia 1 de Setembro, Campo Pequeno

Grupo,

Dia 1 de Setembro, próxima quinta-feira, voltamos ao Campo Pequeno.

O encontro está marcado às 20h, no local do costume, em Lisboa.

Atenção aos atrasos!

PS: brevemente a crónica da corridade Alter do Chão.

FORÇA!

quarta-feira, agosto 17, 2011

" Al 15 de Agosto quien no se viste no es torero..."


Na mais tradicional data taurina anual , o 15 de Agosto, o GFAE não poderia deixar de actuar. À semelhança do ano anterior, fomos convidados para participar na tradicional Corrida de Toiros de Messejana, simpática localidade do Baixo Alentejo, e uma das mais tradicionais e antigas corridas do panorama taurino nacional.
Tal como no passado ano, o Curro era muito sério, desta Feita de Veiga Teixeira, com muito peso, trapio e a pedir contas aos artistas.
Tourearam Rui Salvador, António Brito Paes e João Telles Jr., e connosco compartiu cartel o Grupo de Beja com 2 pegas ao 1º intento e uma ao 2º.
Da nossa parte abriu Praça o António Alfacinha, forcado de eleição, tendo por diante um manso de solenidade, com muito peso, "reservón", que nunca se deixou lidar nem ser lidado. Para a pega saíu como esperado, bruto, com uma primeira mangada forte, parando-se depois para "despejar" o seu oponente. Pegámo-lo à 4ª tentativa, poderia ter sido antes, e ter-se evitado algumas "mossas" se tivéssemos adequado a nossa forma de ajudar ao (mau) perfil do hastado.
Para o nosso segundo saíu o confiado(íssimo) Ricardo Sardinha. este era o toiro da pega, um toiro bem ao melhor estilo da Ganaderia Veiga Teixeira que investia com velocidade e humilhando. O Ricardo esteve bem nas 2 tentativas que fez, mau grado na primeira ter havido uma falha geral dos 7 que o sucediam...
O nosso último toiro, era um toiro pesado também (570kg), que apesar de não ser basto de força, tinha uma investida imprevísivel e com muita "pata". João Pedro Oliveira, com arte e toreria fez uma enorme pega, com o grupo a fechar a noite com distinção, provando que podia tê-lo feito nas 2 pegas anteriores. Há que manter a regularidade a ajudar bem!
Para fechar uma palavra a todos os actuantes nesta corrida, pois só quem já pisou esta arena, com toiros como os deste ano e como saíram no passado ano, sabe as dificuldades por que passamos!!!
Melhoras a todos os lesionados, e dia 20 há mais...

foto: www.touroeouro.com

quinta-feira, agosto 11, 2011

Grupo de Forcados Amadores de Évora - 11 de Agosto de 1963 - 11 de Agosto de 2011


Foi há 48 anos que tudo começou. Deus quis que o Grupo de Forcados Amadores de Évora nascesse. O Homem sonhou, um grupo de jovens estudantes fundou o que é hoje um dos mais conceituados grupos de Forcados Amadores. A Obra nasceu, aqui estamos, 48 anos volvidos, com muitos sustos, algumas tristezas, mas sobretudo muitas alegrias e momentos únicos.

Juntos caminharemos rumo ao cinquentenário!

Fardaram-se pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora nesse dia:

· João António Nunes Patinhas (cabo)

· Manuel José Ramos de Figueiredo

· Joaquim Manuel Goucha

· D.João Mário Rosazza Ferraris de Saldanha

· João Bonneville Franco

· D.Estevam Maria de Sá Coutinho de Lancastre

· Manuel Peralta Godinho e Cunha

· Luís Rui de Sousa Campos Cabral

· Francisco José Serra Picão de Abreu

· Evaristo Manuel Alves Cutileiro

· José Eduardo Martinho Colaço

· Joaquim Augusto Serrão Fialho

· José do Rosário Oleiro Maltez

· António Oleiro Maltez


quarta-feira, agosto 10, 2011

Fardamenta, Messejana, 15 de Agosto, segunda-feira

Grupo,

Na próxima segunda-feira, Feriado Nacional, dia 15 de Agosto, temos encontro marcado às 20h, em Messejana.

A fardamenta será, tal como no ano anterior, no pavilhão gimno-desportivo em Messejana.

Atenção aos excessos, até lá e atenção aos atrasos.

Divulguem sff.

GFAE

segunda-feira, agosto 08, 2011

Albufeira 4 de Agosto

Iniciámos as fabulosas de Agosto no passado dia 4 de Agosto, noite fria em ventosa em Albufeira, como manda a tradição.



Tourearam João Moura, Tito Semedo e Ana Batista, todos sem opções perante a falta de brilho dos novilhos da ganadaria de Fernando Santos. Pegámos com os Amadores de Lisboa, que tiveram, tal como nós, que transpirar para resolver alguns problemas, pegaram à segunda, quarta e primeira tentativas.



Os novilhos, todos ferrados com o algarismo 8, saíram gordos, desiguais em peso, com pouco andamento, bruscos nas investidas, quando as tinham, mansos perdidos e perigosos.



Abrimos a corrida com uma grande pega, das boas que assisti este ano, completa do caras ao rabejador, pena ter tido pouca repercussão, o Ricardo Sardinha esteve bem no cite, correcto na reunião, onde o touro, como todos aliás, frenavam e descompunham os forcados, mas o Sardinha aguentou e fechou-se aguentado dois grandes derrotes para cima, o Duarte Tirapicos entrou no momento, sofreu violenta colhida, sem consequências, mas assim se vê quem se põe no sitio onde atasca…Fecharam segundas e terceiras com classe. Grande pega à primeira.



O segundo, “gravanzo negro” da noite, perigoso, reservado e sem investir, tocou ao Zé Miguel Martins, forcado calmo, o touro deu-lhe uma tentativa, a primeira, onde o Zé não esteve bem, adiantou-se, pôs os joelhos e nem chegou a reunir. A partir daí foi uma grande demonstração de pundonor, valentia, garbo dos oito escolhidos para esta pega, foram mais quatro tentativas a um novilho cobarde, desinteressado e com muitos problemas, tenho que destacar o Zé Miguel e o Zé Maria Meneres pois foram os mais massacrados e sempre sem virar a cara a um touro que não marrava, atropelava.



Para grandes problemas, grandes soluções, pegámos o touro de cernelha, à sexta, através do Cláudio Carujo e Gonçalo Pires, perfeitos na coordenação, entrada e concretização, estão a entender-se e poderemos vir a ter uma parelha das tais. Grande e vistosa pega, muito aplaudida.



O sexto, também com alguns problemas foi pegado pelo confiado Gonçalo Guerreiro, muito consciente do que havia a fazer, não permitiu nada ao novilho e quando este deu por ele, estava a pega fechada à primeira, pois soube aproveitar essa investida e reuniu bem, foi igualmente muito bem ajudado pelo Miguel Saturnino, que está a fazer uma grande temporada.



Assim se passou mais um sonho numa noite de verão…fria, ventosa e que quase se tornava pesadelo, com aquele “gravanzo negro”.

Fotos
BSP


quarta-feira, agosto 03, 2011

Tauromaquia de Luto

É com muita tristeza que tivemos conhecimento do precoce desaparecimento do amigo Gastão Minguens Jorge, popular embolador nas nossas praças de touros.

A sua simpatia, boa disposição e alegria vão fazer muita falta à Festa.

Neste momento particularmente difícil para família, o Grupo de Forcados Amadores de Évora não pode deixar de associar-se e deixar um sentido abraço de condolências à família do Amigo Gastão.

GFA Évora

segunda-feira, agosto 01, 2011

Fardamenta, Albufeira, 4 de Agosto, quinta-feira

Grupo,

No próximo dia 4 de Agosto temos encontro marcado ás 20h, no local do costume, Açoteias (Olhos de Água).

Não se atrasem, atenção ao trânsito das saídas de praia.

Força!

GFAE