quarta-feira, abril 28, 2010

1 e 2 de Maio, Montemor-o-Novo e treino Domecq

No próximo Sábado dia 1 de Maio todos às 14h no restaurante/residencial Monte Alentejano, em Montemor o Novo.

Voltamos aos ruedos!

No Domingo, dia 2, ás 8h30 no café Pires para rumarmos ao Monte da Lagoa, treino Domecq.

Força!

IGAC aprova novo modelo de bandarilhas.

Caors aficionados,

É com muita satisfação que comunicamos que as bandarilhas submetidas a teste no passado mês de Novembro, na Arena d´Évora foram aprovadas pela entidade competente, Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) passando desta forma a ser obrigatórias nas praças de touros Portuguesas.

É um passo de gigante nas medidas de prevenção a acidentes que tão frequentemente acontecem. Não os evitarão, mas com certeza ajudarão a reduzi-los.

Grande notícia para a Tauromaquia em Portugal e em especial para os Grupos de Forcados.

quarta-feira, abril 21, 2010

Mais um(a) futuro(a) forcado(a)

Depois de uma má notícia vem sempre uma boa.

Francisco Pulido Garcia (vadio) ex-elemento activo do nosso Grupo e para sempre elemento do nosso Grupo, e a sua mulher Catarina, esperam mais um(a) herdeiro(a). Apesar da indiferença do Chico para com os seus amigos, uma vez que não se dignou a informar a maioria deles, a gerência deste blog mantém-se atenta! Aos futuros pais o GFAE dá desde já os parabéns, e o que vier que venha com saúde, dado que se não for um futuro forcado, será uma futura mulher de forcado e o chico continuará no lote dos fornecedores que o Grupo tanto necessita....

domingo, abril 18, 2010

Forcados de Luto

Foi com tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento de um forcado do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Manifestamos as nossas sinceras condolências à familia e ao Grupo de Alcochete neste díficil momento.

Um forte e sentido abraço,

Bernardo Salgueiro Patinhas
GFA de Évora

sexta-feira, abril 16, 2010

Treino Domecq - CANCELADO

Caros amigos,

Devido às condições metereológicas e às chuvas que tem caído, o treino agendado para este Sábado dia 17 foi cancelado porque a praça de tentas está alagada, informação que acabo de receber do Maioral da Ganadaria.

Mais para a frente informaremos a nova data para este treino.

Obrigado.

BSP

segunda-feira, abril 12, 2010

Sábado 17 - Treino Ganadaria Parladé - Juan Pedro Domecq Morenés

Depois da ferra da Família Alfacinha a quem agradecemos o convite e mais uma extraordinária recepção e almoço voltamos à nossa preparação para a temporada.

Como é tradição no nosso grupo, regressamos à Finca "Lagoa" de Juan Pedro Domecq Morenés, situada na Granja, para mais um treino.

O treino está agendado para o próximo Sábado dia 17, o ponto de encontro está marcado para as 8h45 no café Pires ou, para quem for directamente, ás 10h na praça de tentas da "Lagoa". (Évora - Granja - estrada do cemitério - Finca Lagoa, no final da estrada alcatroada).

Peço especial atenção para os mais novos, este costuma ser um dos melhores treinos que realizamos portanto apareçam, com pontualidade, levem muita vontade e passem palavra.

Até Sábado.

GFAE

quarta-feira, abril 07, 2010

Sábado de Aleluia em São Manços

É com muito prazer que regressamos às crónicas habituais das actuações do nosso Grupo.
Começámos a temporada 2010 da melhor forma possível, pena o dia pouco primaveril que se fazia sentir no Sábado de Páscoa, mesmo assim não foi suficiente para nos tirar o ânimo e motivação para a primeira tarde de touros.
De facto esteve um dia pouco taurino, foi com frio, chuva e ambiente invernil que nos deslocámos a São Manços para a tradicional corrida de touros de Páscoa, celebrada nesta aficionada terra. Compartimos cartel com os Amadores de São Manços que neste dia e salvo erro apresentavam cabo novo na praça da sua terra.
Brindámos uma pega ao novo cabo Joaquim Branco e seu grupo fazendo votos de enormes sucessos.
Tourearam nessa tarde Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras um curro espanhol de Benítez Cubero com idade, peso e apresentação, escassos de força e nobres no geral, com um “remendo” de Alcurrucén, ganadaria também espanhola de encaste nuñez, com 500 kg, um touro muito colaborador também.
Depois de nos fardarmos no campo de futebol de São Manços rumámos a praça, alguns de tren, em desfile, outros de automóvel.
Para o primeiro touro da época foi designado o Vasco Fernandes, Pulga, forcado com alguns anos mas afastado por motivos profissionais, pegou e bem, à primeira, o toiro que abriu a corrida, um Cubero de 600kg, com pouca cara. Bem ajudado nas primeiras ajudas por José Maria Menéres. O nosso segundo foi pegado pelo José Miguel Martins, o toiro, Alcurrucén, trouxe mais velocidade e o Zé soube, primeiro estar a sua frente para depois o trazer para dentro do grupo, boa pega, devido à falha na primeira ajuda de José Vacas sobressaiu uma grande segunda ajuda de Telmo Inácio. De salientar que tanto José Martins como Telmo Inácio se fardaram pela primeira vez na temporada passada, a 10 de Junho, boa prestação do grupo. O nosso último e maior da corrida, 660kg, revelou-se também dos melhores touros da tarde, foi também pegado por um “caloiro” do ano passado, João Leitão, muito tranquilo, elegante e eficaz, pega à primeira, como os seus antecessores, bem ajudado pelo Miguel Saturnino nas primeiras e todo o grupo as fechar.
Boa corrida especialmente para os mais novos que assim deram um passo maior na caminhada no GFAE, já permitiu que tomassem maior responsabilidade numa corrida séria e que poderia intimidar, a sua resposta foi a melhor, oxalá se mantenham. O Grupo da terra pegou os seus touros à 1ª, 2ª e 2ª, com uma emotiva pega do cabo a fechar praça.
Durante o mês de Abril continuaremos os nossos treinos para voltarmos a partir praça no dia 1º de Maio, na castiça praça de Montemor-o Novo.
Até lá, venha vinho!

Para ver as fotos cique no título da crónica sff!

Sábado 10 de Abril - Ferra no Zambujal - 8h30

Caros amigos,

Continuamos a preparação para a temporada 2010, depois da primeira corrida regressamos aos treinos.

Sábado dia 10 de Abril temos encontro marcado às 8h30 no Monte do Zambujal, da Família Alfacinha, para a tradicional ferra organizada por esta família.

Divulguem e apareçam, principalmente os mais novos.

Até Sábado.